Cientistas descobrem pista que impede cancro de se espalhar

Cientistas do Instituto de Pesquisa de Londres, Inglaterra, conseguiram descobrir uma pista fundamental para impedir que o cancro se espalhe pelo organismo. Designadamente, a proteína de nome Tes é capaz de bloquear outra, denominada Mena, que ajuda as células cancerosas a disseminarem-se a partir do tumor inicial. A equipa de cientistas diz que esta descoberta pode levar à concepção de novos tratamentos que circunscrevam o tumor a um único local.

Segundo informação divulgada pela BBC, já era do conhecimento dos cientistas que a proteína Mena se encontrava em excessiva quantidade em tumores e que era um dos elementos que ajudava o tumor a espalhar-se e a formar novos cancros no organismo. Michael Way, líder do estudo, disse à BBC que a Tes não é ainda muito estudada, mas não está presente em muitos tumores.

Os cientistas verificaram que a proteína Tes fixa-se à proteína Mena de tal forma que esta não consegue aliar-se a outras proteínas. Assim, sem conseguir essa interacção, a Mena já não consegue fazer com que as células cancerosas migrem a partir do tumor.

«O que é surpreendente é que se olhassemos para a Tes não diríamos que iria interagir com a Mena. Ao olharmos para a estrutura, obtemos pistas para desenhar medicamentos que mimetizem a interacção com a Tes e prevenir a migração das células, apesar de isso ainda se encontrar muito distante», explica Way.

Segundo Lesley Walker, director do Cancer Research UK, «as células cancerosas utilizam muitos processos complexos quando se separam do tumor inicial e se espalham para outras áreas do organismo. Compreender estes mecanismos e aumentar o nosso conhecimento acerca desta proteína poderá ajudar-nos a desenvolver tratamentos mais eficazes no futuro».

 

Fonte: Sapo / NBRSolutions

04/01/2008