Dentistas poderão vir a fazer teste ao cancro da mama

Depois dos testes à saliva que detactam cancro na região da cabeça, a comunidade científica divulga agora um novo teste à saliva que detecta precocemente o cancro da mama. O protótipo está a ser desenvolvido na área de medicina dentária da Universidade do Texas, Estados Unidos, divulga a BBC. Os cientistas estão também a investigar a possibilidade de uma análise à saliva detectar cancro cervical. A equipa diz que estes testes poderão vir a ser realizados por dentistas, não como alternativa, mas em simultâneo com mamografias, ultra-sons ou análises aos tecidos.

A equipa analisou amostras de saliva de 30 voluntários e distinguiu 49 proteínas que diferenciam as pessoas saudáveis de portadoras de cancro da mama. As proteínas também davam indicação se tumores eram benignos ou malignos. «Muitas pessoas, especialmente mulheres e crianças, visitam mais vezes o dentista que o médico. Um teste à saliva não é invasivo e é uma forma rápida de detecção», disse à BBC Charles Streckfus, líder da pesquisa.

Já Henry Scowcroft, do Cancer Research UK, disse à BBC que cientistas de todo o mundo estão a tentar encontrar formas de detectar precocemente sinais da doença em fluidos corporais, como a saliva e o sangue. Contudo, são ainda estudos iniciais com amostragens pequenas, pelo que recorda que são necessários muitos mais estudos para a técnica provar ser eficaz e tornar-se rotineira.

Fonte: Sapo / NBRSolutions
12/01/2008