Estudo diz que mel é o melhor remédio para a tosse

Um estudo realizado por investigadores americanos sugere que o mel é o melhor remédio para tosse. Cientistas da Universidade Estadual da Pennsilvânia dizem que os componentes encontrados no mel, reconhecido há séculos pelas suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e actuam como antioxidantes.

O estudo, publicado na revista especializada "Archives of Paediatric and Adolescent Medicine", analisou 105 crianças, entre os dois e os 18 anos, com tosse forte e frequente durante a noite. Os participantes foram divididos em três grupos. As crianças do primeiro grupo tomaram uma colher de mel, as do segundo uma colher de xarope industrializado à base de dextrometorfano (DM), e o terceiro um medicamento placebo. Todas as doses foram administradas pelos pais 30 minutos antes de as crianças irem para a cama.

Os cientistas observaram que as crianças que tomaram o mel apresentaram uma melhoria significativa na tosse noturna. Também verificaram um alívio dos sintomas no segundo grupo, porém não tão expressivo quanto no primeiro. As crianças que haviam tomado o placebo não apresentaram melhoras.

Ian Paul, professor de pediatria e líder do estudo, disse à BBC que «outros estudos serão necessários, mas esperamos que os profissionais da área de saúde passem a considerar mais o mel como uma alternativa segura, legítima e mais barata para o tratamento da tosse infantil».

Fonte: Sapo / NBRSolutions

05/12/2007