Linha telefónica vai aconselhar sobre medicamentos

O novo serviço da linha Saúde 24 passa pelo aconselhamento terapêutico. Ramiro Martins, da empresa que gere a linha de atendimento para a Saúde, salienta que as respostas vão ser dadas por uma pessoa licenciada em farmácia, mas avisa que quem tem de decidir sobre a medicação é o médico do paciente.

«Verificámos que muitos dos cidadãos que nos ligavam gostavam de ver esclarecidas dúvidas sobre os medicamentos que estavam a tomar. Mas quero chamar a atenção que este serviço nunca substitui a prescrição do medico», salientou Ramiro Martins, responsável da empresa que gere a linha que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

Técnicos de farmácia darão aconselhamento sobre medicamentos não sujeitos a receita médica e informações ou esclarecimentos sobre medicamentos sujeitos a receita médica.

Até agora, a linha saúde 24 já recebeu quase 200 mil chamadas, a maioria (58 por cento) das quais relacionadas com crianças. «Tradicionalmente, nos outros países com este tipo de serviços, acontece o mesmo», diz Ramiro Martins.

 

Fonte: TSF / NBRSolutions

19/10/2007