Primeiros cheques-dentista formalmente entregues hoje

De acordo com bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, «com a atribuição de cheques-dentista e o novo regime de convenções, a hipótese fica de parte».

Há precisamente um ano, o Diário de Notícias noticiava que a prestação de cuidados dentários nos centros de saúde era uma das propostas a equacionar para resolver o problema da saúde oral em Portugal.

A hipótese era avançada por uma comissão técnica nomeada pelo então ministro da Saúde, Correia de Campos, perante o facto de 60% dos portugueses não ter acesso a tratamentos de saúde oral, um sector maioritariamente privatizado (mais de 90%).

Calcula-se que trabalhem no Serviço Nacional de Saúde apenas 20 médicos dentistas, mas os elevados custos que o reforço acarretaria não seria, segundo afirma Orlando Monteiro da Silva ao DN, racional. «Temos perto de cinco mil consultórios e clínicas dentárias no País e mais de seis mil médicos inscritos na Ordem», recorda.

O problema fica resolvido elegendo alguns grupos especiais para os cheques, como as grávidas, idosos e crianças e «futuramente o resto da população, através de convenções».

O ante-projecto de legislação para o sector das convenções vai estar em discussão pública até dia 6, sendo que espera-se que «a medicina dentária faça parte desta revisão e que seja mesmo uma das valências eleitas principais contratualizadas», avança o bastonário, quando questionado sobre possíveis valores de comparticipação estatal.

Fonte: Diário Digital / NBRSolutions

02/06/2008