Problemas dentários afectam 99 por cento das crianças portuguesas

Oitava edição do Mês da Saúde Oral decorre em Outubro

Cerca de 99 por cento das crianças portuguesas, entre os oito e os 16 anos, sofre de algum problema dentário. Contudo, apenas 50 por cento das que revelaram sintomas de infecções, dores ou sensibilidade foram ao médico para consulta e tratamento, revela um estudo divulgado durante a apresentação da “8ª edição do Mês da Saúde Oral”, promovido pela Colgate em parceria com a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD).

O estudo agora divulgado resulta dos mais de 13 mil rastreios dentários efectuados durante a última edição do “Mês da Saúde Oral”, em 2006, pelos cerca de dois mil consultórios que participaram na iniciativa. Os dados apurados, ano após ano, têm permitido assim elaborar um mapa de saúde oral dos portugueses.

Na faixa dos oito aos 16 anos, 47 por cento dos rastreados aprsentavam cáries nos dentes permanentes. Entre as crianças de um aos sete anos, 35 por cento apresentavam cáries, dentes obturados ou dentes ausentes.

Por zonas de residência, as crianças das áreas rurais registaram uma maior prevalência de cáries (56 por cento), sendo estas seguidas pelas que vivem em áreas suburbanas (53 por cento).

Quanto aos adultos, o estudo conclui que apenas um por cento apresenta dentição completamente sã. Os principais problemas encontrados são dentes cariados, falta de dentes, etc.., sendo que os habitantes das zonas rurais são os que mais ausências de dentes registam. Também junto dos adultos, apenas 42 por cento dos que têm sintomas de dores, sensibilidade ou infecções procuraram tratamento médico.

Em relação à “8ª edição do Mês da Saúde Oral”, esta iniciativa vai decorrer em Outubro e contará com a colaboração de mais de mil profissionais dentários em 1.700 consultórios.

Estes profissionais estarão disponíveis para, ao longo do mês de Outubro, efectuarem rastreios dentários gratuitos às pessoas que para o efeito se inscreverem nos respectivos consultórios.

 Para participarem no Mês da Saúde Oral, os interessados devem obter informações sobre o consultório aderente mais próximo da sua residência (continente e ilhas), através da linha azul – 808 205 206 -, todos os dias, entre as 09h00 e as 23h00.

 

Fonte: Sapo

21 de Setembro de 2007