Vacina da gripe é menos eficaz nos idosos

A notícia surge na edição desta sexta-feira do jornal Diário de Notícias, que cita ainda declarações da subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, a qual explica esta conclusão com o facto dos idosos serem pessoas mais débeis e «com um sistema imunitário envelhecido».

Contudo, apesar das incertezas, a mesma responsável também salienta que continua a ser preferível tomar e prevenir a doença.

Quanto ao estudo em questão, foi publicado há dias no The Lancet e voltou a colocar a tónica na eficácia desta vacina, especialmente na população mais velha, mais susceptível de não resistir a complicações gripais.

Os autores do estudo referem que 75% das mortes associadas à gripe são de pessoas maiores de 65 anos, apesar de assumirem que existem poucos estudos que comprovem os efeitos da vacina nestas idades, já que as pesquisas recaem muito sobre os mais jovens.

O grupo coordenado por Lone Simonsen, da George Washington University (EUA), afirma que «as evidências são insuficientes para indicar os benefícios reais contra a mortalidade - se é que existem alguns - associados à vacinação dos idosos».

 

Fonte: Diário Digital / NBRSolutions

28/09/2007