Vacina universal e de longa duração para gripe com resultados promissores

Uma única vacina que consiga dar protecção de longa duração contra todos os tipos de gripe obteve resultados promissores em testes realizados em humanos. A vacina, concebida pela Acambis, deverá proteger de todas as estirpes do influenza A, causador das pandemias.

Actualmente, as vacinas para a gripe têm de ser redesenhadas todos os anos, para fazerem face às mutações dos vírus. Mas a vacina agora em testes promete conseguir ultrapassar este problema. Segundo a Organização Mundial de Saúde, todos os anos morrem no mundo entre 250 mil a 500 mil pessoas devido à acção do vírus influenza. Mas no caso de uma pandemia de gripe das aves, que os especialistas consideram inevitável, as mortes poderão atingir milhões.

Os testes da vacina foram realizados nos Estados Unidos com 79 indivíduos divididos por quatro grupos. Noventa por cento dos voluntários do grupo que recebeu duas doses da vacina ACAM-Flu-A com um estimulante imunitário desenvolveram anticorpos contra vírus da gripe. Os cientistas da Acambis estão agora a aperfeiçoar a fórmula antes de realizarem testes mais alargados em humanos.

As vacinas actuais actuam sobre duas proteínas, que se encontram nos vírus da gripe, e que sofrem mutações. Já a nova vacina actua sobre uma proteína (M2), que se encontra em todas as etirpes A e que não se altera.

Michael Watson, vice-presidente executivo da Acambis, disse à BBC que «como vacina universal, a ACAM-Flu-A tem potencial para superar muitas das desvantagens das vacinas actuais para o influenza. Pode ser criada em qualquer altura do ano ou potencialmente ser usada para assegurar a protecção da população contra futuras pandemias».

Já Ian Jones, virologista na Universidade de Reading, Reino Unido, diz que a vacina poderá alterar a necessidade de se ter de criar todos os anos vacinas contra a gripe. Mas salienta que ainda são necessários vários anos até que seja disponibilizada globalmente: «Ainda serão necessários testes mais alargados, e a um vasto leque de vírus, antes que se assegure uma potencial protecção total contra pandemias».

 

Fonte: Sapo / NBRSolutions

04/01/2008