Boca seca?

O que é boca seca?

Boca seca significa que você não tem saliva suficiente para manter a sua boca húmida. Todas as pessoas têm a boca seca de vez em quando, especialmente quando estão nervosas, aborrecidas ou em stress. Mas se você tem sempre ou a maioria do tempo a boca seca, pode ser desconfortável e originar problemas de saúde mais sérios ou indicar que uma situação grave poderá existir. Isto deve-se a que a saliva tem mais funções do que só manter a boca hidratada - ajuda na digestão dos alimentos, protege os dentes das cáries, previne infecções através do controle bacteriológico na boca e torna possível a mastigação e deglutição.

Existem várias razões para que as glândulas que produzem a saliva, chamadas glândulas salivares, não estejam a funcionar correctamente. Estas incluem:

• Efeitos secundários de alguns medicamentos - mais de 400 medicamentos podem causar a secura da boca, incluindo, os anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e medicamentos para a hipertensão arterial e depressão.
  • Doenças - doenças que afectam as glândulas salivares como a diabetes, doenças de Hodgkin, doenças de Parkinson, a SIDA e o síndroma de Sjogren's podem causar boca seca.
  • Radioterapia - as glândulas salivares podem ser danificadas se a sua cabeça ou pescoço forem expostos à radiação durante o tratamento ao cancro. A perda de saliva pode ser total ou parcial e permanente ou temporária.
  • Quimioterapia - drogas usadas para o tratamento do cancro podem tornar a saliva mais espessa ou viscosa, causando a sensação de boca seca.
  • Menopausa - as alterações dos níveis hormonais afectam as glândulas salivares, deixando as mulheres na menopausa ou pós-menopausa com a sensação de boca seca.
  • Fumar - muitos fumadores queixam-se de boca seca.

Como é que sei que tenho boca seca?

Todas as pessoas sentem a boca seca de tempos a tempos. É quando esta sensação não desaparece que você talvez tenha um problema de produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem:

• Uma sensação de secura e aderência na boca
  • Dificuldade em engolir
  • Uma sensação de ardor na língua
  • Uma sensação de secura na garganta
  • Lábios gretados
  • Diminuição da capacidade de saborear ou um sabor metálico na boca
  • Feridas orais
  • Mau-hálito frequente
  • Dificuldade em mastigar ou falar